Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais
Blog Article
A gonorreia é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis de maior incidência globalmente, atingindo milhões de pessoas a cada ano. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode afetar qualquer pessoa, e, se ignorada, pode resultar em problemas sérios. Neste conteúdo, exploraremos os sinais mais comuns, meios de contágio, métodos de detecção e maneiras de combate da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa IST é uma infecção bacteriana que atinge sobretudo as mucosas do sistema urinário, abrangendo uretra, colo do útero, canal anal e faringe. Mesmo que possa ser curada com antibióticos, a demora no diagnóstico pode resultar em consequências graves.
Como Identificar a Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem mudar entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a pessoa pode não notar sinais. Se houver sintomas, os sintomas mais comuns podem ser:
Nos Homens:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Desconforto ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:
Corrimento vaginal anormal
Ardência ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Desconforto na região pélvica
Sintomas Adicionais:
A doença pode atingir a cavidade oral, causando dor e inflamação, além de atingir os olhos e a região retal, desencadeando corrimento e prurido.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia se dá através de relações sem proteção, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Além disso, aqui a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, provocando conjuntivite neonatal.
Diagnóstico da Gonorreia
A confirmação da infecção pode ser confirmado com exames específicos, tais como:
Identificação da bactéria na urina: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.